Paranaguá, Brasil – Em uma significativa demonstração de cooperação internacional, o Exército Brasileiro recebeu um valioso reforço com a chegada de 30 viaturas blindadas modelo M577 A2, provenientes do Exército dos Estados Unidos. Esses impressionantes veículos, que têm a capacidade de desempenhar múltiplas funções, desembarcaram no Terminal de Contêineres de Paranaguá no dia 6 de outubro, por meio do programa Foreign Military Sales.

A operação de desembarque e transporte dessas poderosas máquinas foi minuciosamente orquestrada pelo Comando da 5ª Região Militar, que supervisionou o direcionamento das viaturas para o Parque Regional de Manutenção/5, situado em Curitiba. Lá, esses veículos passarão por um processo de modernização, a fim de se alinharem com os rígidos padrões das Forças Armadas Brasileiras.

A estrela desse reforço é a viatura blindada M577 A2, parte da notável família de blindados derivada do M113. A sua função principal é a de viatura de comando, amplamente utilizada nas unidades blindadas do Exército Brasileiro. No entanto, sua versatilidade é uma característica notável, já que pode ser adaptada para desempenhar diversas funções, incluindo ambulância, central de tiro e central de comunicações. A capacidade de operar na água, proporcionada pelo motor Detroit Diesel 6V53, com impressionantes 212 HP, a torna ideal para uma variedade de cenários. Além disso, essa viatura é compatível com uma ampla gama de equipamentos optrônicos de ponta, incluindo sistemas de visão noturna.

Atualmente, os M577 A2 são peças fundamentais em várias unidades blindadas da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Desde o ano de 2016, o Porto de Paranaguá já viu a chegada de um impressionante total de 206 veículos blindados, reforçando o comprometimento do Exército Brasileiro com um “Braço Forte” e sua contínua dedicação à “Mão Amiga”. Este novo acréscimo fortalece ainda mais a capacidade operacional do Exército e demonstra o poder da colaboração internacional na promoção da segurança e defesa.